Pular para o conteúdo principal

GRAVIDEZ MÊS A MÊS – 12 A 16 SEMANAS


O SEU CORPO, SINTOMAS E EXAMES

O período mais sensível do desenvolvimento embrionário está ultrapassado. Inicia-se o 2º trimestre da sua gravidez e, com ele, muitos dos incômodos que sentia terão passado.

Este trimestre sentirá muito mais energia e apetite. Apesar do enorme desenvolvimento do seu bebê, ainda não se nota que está grávida. A partir desta fase, o feto começa a crescer e a ganhar peso e, em breve, a sua roupa deixará de lhe servir na cintura.

O aumento do aporte do ferro pode trazer consequências secundárias como prisão de ventre, dores abdominais ou náuseas.A partir das 16 -18 semanas, as necessidades de ferro aumentam e o seu médico poderá considerar importante a sua suplementação em conjunto com o ácido fólico.

Fazer uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes, comer cereais integrais, ingerir muita água ao longo do dia e cortar nos doces e nas comidas de difícil digestão é essencial para se sentir melhor.

A alimentação em conjunto com o exercício físico, ajudam a combater a prisão de ventre, a controlar o aumento de peso e a melhorar o seu bem-estar geral.

Na consulta que realizar, irá conhecer os resultados da ecografia do primeiro trimestre e dos restantes exames.

Caso haja risco aumentado para Síndrome de Down ou Trissomia 21 (resultado positivo), o seu médico poderá aconselhar a realização de outros testes para confirmação do diagnóstico, nomeadamente, uma amniocentese ou uma biopsia das vilosidades coriônicas.

Na semana 16 o seu bebê tem o tamanho aproximado de uma pera abacate