Pular para o conteúdo principal

GRAVIDEZ MÊS A MÊS – 20 A 24 SEMANAS





O SEU CORPO, SINTOMAS E EXAMES

A sua barriga cresceu e já não há forma de disfarçar a sua gravidez. O útero estende-se até à altura do umbigo e, se ainda não sentiu o seu bebê a mexer-se, deverá a começar a senti-lo por volta das 21 semanas.

Os primeiros movimentos são leves e subtis e podem ser confundidos com os movimentos intestinais.

Entre as semana 19 – 22 realizará a segunda ecografia da gravidez ou ecografia morfológica. Esta ecografia é uma das mais importantes da gestação porque permite ao técnico avaliar as estruturas anatómicas do bebê e detectar eventuais malformações.O seu médico poderá recomendar a continuação da toma de ácido fólico e ferro.

Todas as estruturas do corpo do bebê são analisadas: crânio, sistema nervoso central, tórax, coração, diafragma, zona abdominal, estômago, rins, bexiga, coluna, rosto, braços, pernas, mãos e pés.

Também é nesta ecografia que se consegue descobrir o sexo do bebê a não ser que ele se posicione de uma forma que não permita tirar conclusões.

Esta é uma fase vivida com grande expectativa pelos pais, especialmente porque vão saber se está a correr tudo bem com o seu bebê e porque ficam a saber se vão ter uma menina ou um menino.

Caso seja detetada alguma má formação poderá ter que realizar outros exames de diagnóstico como o ecocardiograma (ecografia detalhada ao coração) ou a amniocentese.

Muitos pais esperam por esta data para dar início aos preparativos para a chegada do bebê, especialmente se pretendem comprar adereços e equipamentos em rosa ou azul.



Na semana 24 o seu bebê tem o tamanho aproximado de uma maçaroca de milho.