Pular para o conteúdo principal

GRAVIDEZ MÊS A MÊS - 4 A 8 SEMANAS



SEU CORPO

Por esta altura, surgem os primeiros sintomas associados à gravidez. Ao longo das próximas semanas, ocorrem uma série de alterações hormonais que afetam todos os órgãos e sistemas do seu corpo. À media que o bebê cresce e se desenvolve, o seu corpo trabalha e adapta-se às necessidades nutricionais do bebê e ao seu crescimento no útero.



A PRIMEIRA CONSULTA PRÉ-NATAL

Por esta altura deverá ter a sua primeira consulta pré-natal com o seu médico de família ou com um obstetra.


Nesta consulta, o médico faz o levantamento da história clínica dos pais e respetivas famílias, regista o primeiro dia da sua última menstruação e, com base nisso, calcula a data provável para o parto. Se tiver dúvidas sobre a data da sua última menstruação, o médico poderá realizar uma ecografia para datar devidamente a gravidez.


Normalmente, é feita observação ginecológica e o Papanicolau caso o último exame tenha sido realizado há mais de 1-2 anos.


Serão pedidas as primeiras análises de rotina que deve fazer em jejum. Também poderá ser prescrita a suplementação de ácido fólico, caso ainda não o esteja a tomar. O ácido fólico é importante para a prevenção dos defeitos do tubo neural do bebê e, por norma, a toma deve ser iniciada 3 meses antes de se tentar engravidar.


Aproveite esta consulta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a alimentação e hábitos nocivos para o bebê.



Na semana 8 o seu bebê tem o tamanho aproximado de um feijão vermelho.