Pular para o conteúdo principal

GRAVIDEZ MÊS A MÊS - 8 A 12 SEMANAS



O SEU CORPO, SINTOMAS E EXAMES

Até às 12 semanas, poderá continuar a sentir algum mal-estar, com náuseas e vômitos. O seu peito está mais cheio mas a tensão mamária poderá ter diminuído.

Durante o primeiro trimestre, fase mais delicada do desenvolvimento embrionário, deverá manter a suplementação de ácido fólico conforme prescrito pelo médico.

Verificar se está grávida de um ou mais bebês;Entre as 11 semanas + 0 dias e as 13 semana + 6 dias irá realizar a primeira ecografia da gravidez que tem como objetivos:
- Verificar se o feto está vivo;
- Excluir a existência de malformações graves;
- Medir a translucência da nuca, exame que serve para rastrear a existência de trissomia 21. 

- Quando esta medida se encontra acima de determinados valores (que variam consoante o comprimento crânio-caudal do bebê) significa tem maior risco de ser portador de trissomia 21;
- Determinar com maior exatidão a data provável para o parto pela observação da fase do desenvolvimento embrionário.

Opcionalmente, ser realizado o teste de rastreio da Síndrome de Down ou Trissomia 21, também designado rastreio combinado do primeiro trimestre, rastreio bioquímico ou rastreio pré-natal.

Este teste consiste na colheita de sangue para determinar a concentração de 2 substâncias (B-HCG livre e PAPP-A). A colheita é realizada entre as 9 e as 13 semanas + 6 dias. Para além da análise ao sangue, é considerada a idade da mulher e a medida da translucência da nuca. Este exame tem tem uma sensibilidade de 80 a 90%.

Caso os testes de rastreio sejam positivos, o que significa que existe risco acrescido para Síndrome de Down ou Trissomia 21, poderá realizar uma amniocentese ou uma biópsia das vilosidades coriónicas para confirmação do diagnóstico.

Como estes testes são invasivos e existe risco de aborto, aconselhe-se junto do seu médico e informe-se sobre os procedimento para decidir em consciência o que fazer.



Na semana 12 o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma lima.