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ANSIEDADE NO FINAL DA GRAVIDEZ

A gravidez é um período especial onde a presença de pai e familiares é fundamental para estreitar o laço de carinho e cuidado. Mas como não se sentir ansiosa para o final da gravidez? 
Por isso preparamos algumas dicas e recomendações para aliviar este período.
O período gestacional é de 40 a 42 semanas (9 meses, considera-se) e a maioria dos casais se queixam de que nas últimas semanas a sensação é de que o tempo demora mais para passar. Isso ocorre pois a expectativa aumenta e com ela, o nervosismo. Por isso, respire fundo, relaxe e siga as nossas recomendações.
 Sobre a data, fique tranquila
No primeiro ultrassom, já é possível prever a data chamada de DPP (Data Provável para o Parto), habitualmente calculada a partir da última menstruação. Mas atenção! Como se trata de uma estimativa, a dica principal é relaxar para não causar prejuízos à saúde do bebê.

Aceitar a ansiedade pode deixá-la mais calma
Mesmo sabendo que a data pode variar e que na maioria das vezes o nervosismo é iminente, a gestante precisa compreender e aprender a lidar com a ansiedade, aceitando os sentimentos. O exercício principal é o de refletir que está passando por um período delicado, onde é necessário todo amor e cuidado voltado a futura mamãe.

Procure focar em você mesma
A espera do bebê é um momento especial e importante, tanto para os pais como também para familiares e amigos. Por isso, para evitar os quadros de ansiedade que esta convivência pode gerar, o ideal é fugir da pressão é ficar a sós consigo mesma. Lembre-se de que este é um momento especial: respirar, focar em si mesma e aproveitar o momento da gestação são fundamentais. Exercícios de relaxamento e respiração podem auxiliar!

Respiração e calma
Atividades passivas como Ioga e meditação acalmam a mente e deixam o corpo relaxado. Prestar atenção na respiração, ajuda a se concentrar e se conectar ainda mais com o bebê.

Aproveite os últimos dias para descansar
Respeitar as necessidades do corpo e aproveitar os últimos dias para deixar que os familiares cuidem e participem do momento, é essencial para manter a gestante tranquila. Se alimentar bem e dormir as horas necessárias também fazem parte da receita ideal de bem estar. A dica é se manter calma, a água por exemplo tem efeito relaxante, aproveitar um banho de piscina é recomendado para contribuir no momento do parto.