Pular para o conteúdo principal

Viajando com crianças e bebês

Pesquise muito bem a infra-estrutura do local, assim você só leva o essencial e também curte muito mais a viagem!
O essencial na mala, além do telefone do seu pediatra para caso você tenha qualquer duvida, é sempre importante levar os remédios básicos para febre, dor, gases que seu bebê já está habituado a usar.

Leve 2 trocas de roupa por dia, roupinhas de praias, para cobrir o carrinho e deixar o bebê mais confortável do suor, neste verão levei uma mantinha leve, toalha, kit banho, kit higiene e trocador (desses que você pode levar nos lugares).
No meu caso, que tenho muito leite, a primeira viagem a praia sofri por não ter levado a minha bomba de leite da Medela. Não sei se é impressão, mas os seios pareciam produzir muito mais leite com o calor e, por sorte, meus seios não empedraram.
Para amamentar em público, no meu caso, sempre levava a capa de amamentação. Para as mamães que amamentam, é importante usar um protetor de seios de algodão dentro do biquini, para evitar “acidentes” em público.
Um bebê usa em torno de 8 fraldas por dia nestas fases iniciais.
Nem pense em esquecer: Carrinho de bebê, babá eletrônica (se tiver) e banheira.


DESLOCAMENTO

Nestas viagens fomos de carro, então eu a acomodava no bebê conforto (certifique-se da correta instalação do mesmo. Nesta fase, a cadeirinha deve ficar virada para o banco). Meu marido ia dirigindo e eu atrás para ficar de olho na nossa princesinha. Sempre levava uma mamadeira (com leite materno extraído com a bomba Medela Swing), em bolsa térmica com saquinhos de gelo, para caso ela tivesse fome. Assim não precisávamos parar para eu amamentar e nem era necessário tirá-la da cadeirinha.
OBS: quando descer ou subir a Serra do Mar, sempre coloque uma chupeta nela ou a amamente, evitando dores de ouvido.

BARES/ RESTAURANTES/ CASA DE AMIGOS E FAMILIARES

Importante sempre optar por locais com boa ventilação, sombra, fresco, de preferência aberto (ao ar livre) e com boa infra-estrutura, assim você consegue amamenta-la e nem usar a mamadeira. Como nem todos os locais são assim, eu sempre levava a mamadeira extra por precaução. Sempre deve-se levar o carrinho, pois o bebê deve ter um lugar confortável para dormir a hora que bater o soninho. Nesse caso, se tiver em casa de amigos, leve o carrinho para um local calmo, instale a baba eletrônica e fique monitorando.

PRAIA E PISCINA
Ssol só é permitido bem cedinho (até as 9 AM) ou no final da tarde (após as 16h). Fora destes horários, o bebê deve ficar dentro de casa ou em sombra fresca e arejada (nem pensar em colocá-lo embaixo da sombra quente de um guarda sol ou gazebo na praia). Como disse, pesquisar a infra-estrutura do local é o principal fator para que você curta bem a viagem!